sexta-feira, 29 de abril de 2011

Exercícios do texto "o amor é uma falácia"



1)    Assinale as palavras desconhecidas e pesquise em um dicionário.
           arguto adj. De espírito vivo, penetrante, capaz de perceber com rapidez as       coisas mais sutis.
balbuciar  v. i. Articular imperfeitamente, com hesitação e dificuldade: a emoção faz balbuciar.

2)    Crie exemplos diferentes para as falácias descritas no texto e poste no seu blog.

Generalização não qualificada: O chocolate e bom, pois é uma grande fonte de energia, logo todos devemos comer chocolate.
Generalização apressada: Eu não tenho carteira, João e Lucas não têm carteira logo todos meus não tem carteira.
Ignorância de causa: Vamos sair, mas não use seu chinelo verde, pois toda vez que você o usa tem tiroteio.
Premissas contraditórias: Se armas de fogo matam sem exceções, então Josias que levou um tiro deveria estar morto.
Misericórdia: Em uma batida policial um homem com um pó branco e pego, os policias perguntam o que é aquilo, e ele fala desesperadamente “Tenho um irmão aleijado, minha irmã precisa de cirurgia urgente e eu não tenho a grana.”
Falsa analogia: Os atletas profissionais ganham dinheiro quando jogam, então os atletas armadores também deveriam ganhar dinheiro quando jogassem.
Hipótese contraria ao fato: Se não fosse o meteoro todos seriamos dinossauros.
Envenenar o poço: Uma menina vai escolher entre dois garotos, e um deles diz o fulano ai tem carie.
Petição do principio: Armas matam, porque foram feitas para matar.

3)Pesquise em revistas e jornais outros exemplos de falácias e poste em seu blog.

Nos gráficos que ilustram a reportagem, a revista afirma que “os movimentos que reivindicam cotas no mercado de trabalho para negros dividem a população brasileira em duas raças” (brancos: 52% e negros: 48%) e, em seguida, que “o jornalista Ali Kamel
observa que esta conta ignora os pardos – os numerosos filhos da miscigenação brasileira. Os números corretos seriam outros: brancos: 52%; negros: 6% e pardos: 42%”. 

4) Pesquise no Google outros tipos de falácias e poste em seu blog:
Distorção de fatos
Explicação superficial
Ênfase

Nenhum comentário:

Postar um comentário